
As mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool, vários estudos tem mostrado esta predominância, porém sem determinar a causa exata. Sabe-se que as mulheres têm níveis menores de uma enzima conhecida como desidrogenase lática. Esta enzima é responsável pela "digestão" do álcool diminuindo a quantidade de álcool que chegará a corrente sangüínea. Por isso que a maioria das mulheres sentem os efeitos do álcool com menor quantidade ingerida.
A enzima desidrogenase láctica (LDH) está presente em muitos tecidos, especialmente no coração, fígado, rins, músculos do esqueleto, células sangüíneas do cérebro e pulmões. A LDH catalisa a interconversão de piruvato e lactato.
Músculo que se exercitam convertem (e os glóbulos vermelhos metabolizam) glicose em lactato. O lactato é liberado no sangue e eventualmente absorvido pelo fígado. O fígado converte lactato de volta em glicose e libera glicose no sangue. Essa glicose é então absorvida pelos músculos em repouso, glóbulos vermelhos e por outros tecidos.
Bom aprendizado e leiam também o post que faz refêrencia aos efeitos do álcool no fígado. Boa noite e até o próximo.
Fontes:
http://www.gastronet.com.br/figado-a.htm
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003471.htm
Postado por: Régia Karolynne
Nenhum comentário:
Postar um comentário